O número de viagens realizadas pelos comboios de mercadorias entre a China e a Europa teve um aumento constante em abril, enquanto a operação fluída e estável é mantida.
O número de viagens de comboios de mercadorias China-Europa aumentou 3% mensalmente, para 1.170, disse Meng Wei, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), numa entrevista esta semana.
Note-se que, este é o 24º mês consecutivo em que o número ultrapassa os 1.000, desde o surto da Covid-19. Aos jornalistas, Meng disse que os comboios de mercadorias China-Europa “demonstraram uma forte resiliência e desempenharam um papel vital na estabilização das cadeias industriais e de suprimentos internacionais”.
De acordo com o porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, no primeiro semestre de 2021 registaram-se um total de 7.323 viagens de comboio de mercadorias entre os dois continentes, um aumento de 43% relativamente a 2020.
Estes comboios transportaram 701.000 contentores de mercadoria, mais 52 por cento do que no ano anterior. Um total de 12,32 milhões de peças e 96.000 toneladas métricas de provisões anti-pandémicas foram enviadas através da rota.
Com uma taxa global de 98 por cento de contentores pesados, os comboios chegaram a 23 países e 168 cidades na Europa, revelou o CNDR.