Nove marcas de tecidos portugueses fazem um balanço positivo da sua presença na Jitac – Feira Europeia dos Têxteis, que se realizou na última semana em Tóquio.
“A procura pelos fabricantes portugueses foi notória, sobretudo depois de terça-feira, o dia de abertura. E procura é mesmo o termo exato, já que sem Fórum From Portugal que se habituaram a ter à entrada do certame, os compradores japoneses tiveram que andar mesmo à procura dos fabricantes nacionais”, informa uma nota da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
A comitiva nacional era composta pela Albano Morgado, Burel Factory, Fitecom, Lemar, Otojal e Troficolor, às quais se juntam ainda a Adalberto, Paulo de Oliveira e Riopele. Segundo a AICEP, a procura muito específica pelos fabricantes From Portugal explicam-se com três fatores diferenciados.
“Desde logo por se tratar das coleções para o inverno do próximo ano, estação em que os lanifícios portugueses são fortemente competitivos. A conjuntura parece estar também a favor, sobretudo face a oferta dos italianos. Por um lado, as empresas portuguesas parecem ganhar terreno no lead time, ou seja, conseguem responder às encomendas de forma mais rápida, ao mesmo tempo que o aumento dos preços se está também a fazer de forma mais lenta por parte dos fabricantes nacionais”, salienta a nota.