Desde o início deste ano, as operações do porto seguem intensas, incluindo serviços de logística para exportadores de automóveis, como BMW Brilliance Automotive Ltd. (BBA), Volvo e FAW. De janeiro a maio deste ano foram despachados 36.750 veículos, um aumento de 116,15% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informou o porto.
Em Shanghai, a maior cidade portuária da China para exportação de automóveis, as exportações de veículos ganham cada vez mais velocidade. Nos primeiros cinco meses de 2023, as exportações de veículos elétricos de passageiros de Shanghai cresceram anualmente 152,9%, segundo a Alfândega de Shanghai.
Em todo o país, as exportações de veículos da China dispararam para cerca de 1,07 milhão de unidades no primeiro trimestre de 2023, segundo informação dados pela Administração Geral de Alfândegas (GAC, na sigla em inglês), indicando que a China se tornou o maior exportador de automóveis do mundo no período, superando o Japão.
De janeiro a maio, a China exportou 1,93 milhão de veículos, um aumento anual de 80%, de acordo com a GAC.
A China Passenger Car Association (CPCA) anteriormente previu que as exportações de veículos da China chegariam a aproximadamente 4 milhões de unidades este ano. “Se essa tendência continuar, é muito provável que a China ultrapasse o Japão e se torne o maior exportador de automóveis do mundo em 2023”, avaliou Cui Dongshu, secretário-geral da CPCA.
Os veículos de nova energia (NEVs) são um destaque das exportações de veículos da China. De acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, os fabricantes de automóveis chineses exportaram 457.000 unidades de NEVs de janeiro a maio deste ano, um aumento de 1,6 vezes em relação ao mesmo período do ano passado.
Desde 2020, os fabricantes de carros elétricos da China começaram a entrar nos principais mercados automotivos no exterior e tornaram-se mais competitivos com base em suas tecnologias originais e estratégias de mercado direcionadas.
Em 2021, a Europa substituiu a Ásia como o maior comprador de NEVs chineses. A SAIC projetou o modelo NEV MG MULAN para conquistar o mercado europeu.
“O MG MULAN leva em consideração as preferências dos consumidores europeus desde o design”, explicou Andreas Kostelecky, diretor administrativo da MG Motor Áustria, acrescentando que “os consumidores europeus gostam muito das novas tecnologias da China, e este carro será o nosso campeão de vendas”.
“A China está muito à frente da Europa e dos Estados Unidos em tecnologias essenciais, como plataformas de veículos elétricos puros, veículos com célula de combustível, baterias de energia e semicondutores de terceira geração”, disse Ronen Yablon, gerente geral da Geely Israel. “No futuro, as marcas automotivas chinesas desempenharão um papel mais importante no cenário automotivo global e irão liderar o desenvolvimento”.