De acordo com a história, St. Patrick nasceu na Inglaterra, no século V. Foi sequestrado por piratas irlandeses aos 16 anos de idade e levado para o país como escravo. Ficou em um cativeiro em Condado de Mayo, na costa da Irlanda, mas não se sabe o lugar exato.
Segundo sua confissão, em sonho, Deus falou para ele fugir do seu cativeiro para o litoral, de onde iria de navio para a Bretanha. Entrou para um mosteiro e, em 432, disse que recebeu um chamado para voltar para a Irlanda, mas como bispo, para evangelizar os irlandeses.
Após quase 30 anos nessa tarefa, Patrício faleceu em 17/03/461 e, como mandava a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Patrício é o principal santo do cristianismo na Irlanda e também muito idolatrado pela igreja católica do país e do mundo.
Curiosidades sobre Saint Patrick
- Saint Patrick não se chamava Patrick e não era irlandês
O nome original de Saint Patrick, ou São Patrício, era Maewyn Succat. Nasceu no século IV na Grã-Bretanha romana.
Os pais eram romanos. Foi sequestrado por salteadores irlandeses e vendido como escravo para cuidar de ovelhas. Conseguiu escapar e refugiou-se num mosteiro.
Anos mais tarde, tornou-se padre e adotou o nome Patricius e regressou à Irlanda para tentar converter o país ao Cristianismo. É o principal santo padroeiro da Irlanda e, segundo a lenda, vai ser o juiz dos irlandeses no bíblico Dia do Juízo Final.
- A cor de Saint Patrick não era o verde
A cor tradicional de São Patrício era o azul. Há até um tom de azul com o nome dele.
O verde tornou-se muito popular a partir do século XVIII, quando a ideia original de usar um trevo (ligado a São Patrício) foi adotada pelo movimento de independência da Irlanda. Vestir de verde tornou-se um símbolo de apoio à independência irlandesa.
De acordo com o WalletHub, 82% dos participantes do Dia de São Patrício planeiam usar verde este ano. Em Chicago, o rio é tingido de verde durante cinco horas, com corantes à base de vegetais.
- Porque é o trevo associado a São Patrício?
Saint Patrick usava o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade: como o Pai, o Filho e o Espírito Santo podem estar separados e ser apenas uma entidade. Hoje, em dia, um trevo significa sorte, especialmente os de quatro folhas. A hipótese de se encontrar um é de 1 em 10 mil.
- Saint Patrick afastou mesmo as cobras da Irlanda?
Metaforicamente pode ser verdade, mas os cientistas afirmam que não existem cobras a viver na Irlanda desde a era pós-glaciar.
- Porque se celebra no dia 17 de março?
Saint Patrick morreu no dia 17 de março do ano 461. A Igreja Católica declara dia santo quando um santo morre, porque acredita ser o dia quando entram no céu.
É um dia nacional, não só na Irlanda, mas também na ilha de Montserrat nas Caraíbas, fundada por irlandeses. Na Irlanda do Norte também é feriado, tal como na província canadiana de Newfoundland.
- Só em 1970 deixou de ser feriado nos ‘pubs’ da Irlanda
A lei irlandesa (de 1903 e 1970) estabeleceu a observância religiosa para todo o país no Dia de St. Patrick. Isto significa que todos os ‘pubs’ tinham que fechar portas.
Quando o Dia de Saint Patrick foi reclassificado como feriado nacional, a lei foi alterada e os ‘pubs’ reabriram as portas para participar nas festividades. Hoje, em dia, as festividades são criticadas por se terem tornado demasiado comerciais e por não respeitarem Saint Patrick e o seu legado.
- O primeiro desfile do Dia de Saint Patrick foi nos EUA, e não na Irlanda
As celebrações em todo o mundo incluem desfiles, festivais e céilithe (festas com música folclórica gaélica e dança). A primeira celebração nos EUA foi em Boston, em 1737. O primeiro desfile do Dia de Saint Patrick não aconteceu na Irlanda, mas nos EUA, em Nova Iorque, na década de 1760.
Existem cerca de 31,5 milhões de americanos (9,7% da população) com ascendência irlandesa, de acordo com censo americano mais recente (2021). A população da Irlanda é de 5,033 milhões (dados igualmente de 2021).
Uma das maiores razões para a emigração irlandesa foi a fome de batata na Irlanda no final da década de 1840, quando milhões deixaram o país para ir para os EUA. Esta migração continuou ao longo do século.
Existem 16 lugares chamados Dublin nos EUA.
- O que vai receber o presidente dos EUA este ano para assinalar o dia?
A mesma coisa que recebe todos os anos desde que se tornou presidente dos EUA: uma taça de cristal cheia de trevos. É um presente tradicionalmente dado pelo primeiro-ministro irlandês, ou Taoiseach, ao líder dos EUA.
Este ano será especial, porque é a primeira vez que Biden receberá os trevos pessoalmente. As restrições da Covid anteriormente impossibilitaram o então Taoiseach Micheál Martin, da Irlanda, de entregar pessoalmente o presente. Em 2022, teve a oportunidade de encontrar Biden no dia anterior ao Dia de Saint Patrick, mas os seus planos foram frustrados quando ele testou positivo à Covid-19 pouco antes.
- Sexismo do ‘leprechaun’
Não existem ‘leprechauns’ femininos. Estas figuras mitológicas do folclore da Irlanda são apenas masculinas. Acredita-se que guardam um pote de ouro no final do arco-íris.
- Um dia para celebrar com cerveja preta
As vendas da cerveja preta Guinness disparam no Dia de Saint Patrick. Estima-se que diariamente são vendidas, em média, 5,5 milhões de canecas em todo o mundo.
No Dia de Saint Patrick esse número mais do que duplica. De acordo com o WalletHub, serão consumidas mais de 13 milhões de canecas neste dia.
O St. Patrick’s Day também é comemorado em diversos países do mundo
Veja alguns exemplos de homenagens feitas ao padroeiro da população irlandesa:
Desde 1962, a água do Rio Chicago, nos EUA, fica verde em homenagem a São Patrício;
Desde 2010, a famosa roda gigante London homenageia o padroeiro irlandês;
Em 2016, a Torre de Pisa, na Itália, também homenageou os irlandeses no ano passado;
Em 2018, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Coliseu, em Roma, ficaram iluminados na cor verde para celebrar o St. Patrick’s Day.


































