O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) vai participar entre os dias 02 e 05 de maio num salão alimentar no Canadá, para promover o azeite da região, num mercado onde tem uma quota reduzida.
No salão internacional de Montreal, o CEPAAL, do qual fazem parte cerca de 25 associados, vai apresentar, entre outros produtos, azeites virgem extra, azeites biológicos e com denominação de origem protegida, sendo todos eles “obtidos a partir de variedades alentejanas, por produtores do Alentejo”.
De acordo com o diretor do CEPAAL, Henrique Herculano, a participação nacional no certame (incluída no plano de promoção do azeite do Alentejo no mercado externo) representa um investimento entre 20 e 30 mil euros, sendo 85% do montante suportado no âmbito do programa Portugal 2020.
“O ‘feedback’ que temos recebido dos produtores internacionais é muito positivo, na medida em que os produtos têm grande qualidade e que, muitas vezes, a grande limitação é não serem dados a conhecer. A partir do momento em que conseguimos fazer este contacto, a resposta do consumidor é, normalmente, positiva”, referiu o responsável do CEPAAL.
No salão internacional de Montreal estão presentes 1.000 expositores, sendo esperados cerca de 18.500 visitantes.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal exportou 1,8 milhões de euros em azeite para o Canadá, o que representa 0,4% do total de exportações portuguesas de azeite.
De acordo com os dados do CEPAAL e apesar de não especificar números, o Brasil é o maior mercado de exportação do azeite português, seguido por países como os Estados Unidos, Angola, Moçambique, Austrália, China, França e Alemanha.