MENSAGEM DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
PARA A REVISTA COMUNIDADES (EDIÇÃO DE JUNHO 2021)
10 DE JUNHO DE 2021
Caras e caros compatriotas,
O mês de junho celebra momentos felizes para os Portugueses que vivem e trabalham fora das fronteiras físicas do nosso país. O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é um dia especial para todos nós, mas sobretudo para quem está mais longe, como é o caso dos compatriotas e lusodescendentes espalhados pelo mundo.
Este ano, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será, mais uma vez, comemorado apenas em Portugal, na Região Autónoma da Madeira, adiando o convívio fraterno com todos os compatriotas e lusodescendentes que residem e trabalham fora das fronteiras físicas de Portugal.
É por isso que agradeço à Revista Comunidades a oportunidade de me dirigir a tantos de Vós. E fazendo-o trago duas palavras.
A primeira de agradecimento. Agradecimento por mais um ano de resistência à pandemia. Agradecimento pelos sacrifícios passados à distância. Agradecimento pela saudade, pela não vinda, pelo apoio que sempre deram a familiares e amigos, aos compatriotas residentes em Portugal.
A segunda de esperança. É de esperança que se faz o nosso futuro comum. Esperança em alcançar a tão almejada imunidade de grupo. Esperança na recuperação da crise sanitária. Esperança em ultrapassar os problemas económicos e sociais que a pandemia generalizou.
Conto convosco. Portugal conta convosco nesta recuperação.
Bem hajam!
Lisboa, Palácio de Belém, Junho de 2021