Subiu para 92 o número de atletas que integrarão a #EquipaPortugal presente nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, entre 23 de julho e 8 de agosto.
Depois de confirmadas as vagas conseguidas através do ranking de sete atletas da modalidade de Atletismo: Carlos Nascimento (100m), Irina Rodrigues (lançamento do disco), Marta Pen (1500m), Nelson Évora (triplo salto), Ricardo dos Santos (400m), Salomé Afonso (1500m) e Tiago Pereira (triplo salto).
Lorene Bazolo, que já tinha garantido a qualificação por marca, nos 100m, ganhou a vaga também na prova de 200m, devido à sua posição no ranking.
A participação destes atletas está agora sujeita à confirmação da Federação Portuguesa de Atletismo até ao dia 6 de julho.
São 17 modalidades oficialmente confirmadas na Equipa Portugal que estará no Japão: Andebol, Atletismo, Canoagem (sprint e slalom), Ciclismo (estrada, pista e XCO), Equestre (dressage e obstáculos), Ginástica (artística e trampolins), Judo, Natação, Remo, Skateboarding, Surf, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Armas de Caça, Triatlo e Vela.
O Andebol garantiu a sua primeira presença numa edição dos Jogos Olímpicos, após o 2.º lugar alcançado no seu grupo do Torneio de Qualificação disputado em França.
No Atletismo, para Tóquio 2020 estavam já qualificados por marca 13 atletas: Ana Cabecinha (20km marcha); Auriol Dongmo e Francisco Belo (lançamento do peso); Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira (as três na maratona); João Vieira (50km marcha); Evelise Veiga, Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona (triplo salto); Liliana Cá (lançamento do disco); Cátia Azevedo (400 metros); e Lorene Bazolo (100 metros).
Fernando Pimenta (K1 1000), Teresa Portela (K1 200), o K4 500 masculino (composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela) e Joana Vasconcelos (K1 500), em Canoagem sprint, e Antoine Launay (K1 1000), em Canoagem slalom, asseguraram cinco vagas, implicando neste caso a presença de oito atletas.
O Ciclismo de pista feminino português marcará presença nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, em Omnium, com Maria Martins, depois de ter posicionado Portugal no 9.º lugar do ranking de qualificação olímpica. Fazem parte da disciplina de Omnium o scratch, eliminação, tempo e a corrida por pontos.
O Ciclismo de estrada garantiu duas vagas, por ranking, que serão preenchidas por João Almeida e Nelson Oliveira, com participação prevista na prova em linha e na prova de contrarrelógio individual.
Em Cross Country feminino foi garantida mais uma vaga através do ranking da UCI e Raquel Queirós é a eleita para estar em Tóquio 2020.
Luciana Diniz ganhou para Portugal o direito a uma vaga na disciplina Equestre de saltos de obstáculos. Quatro cavaleiros – Duarte Nogueira, Rodrigo Torres, João Torrão e Maria Caetano – conseguiram lugar em Tóquio para a equipa de dressage. Em competição nos Jogos Olímpicos entrarão João Torrão, Maria Caetano e Rodrigo Torres, de reserva estão Carlos Pinto (1.º) e Vasco Mira Godinho (2.º).
Filipa Martins assegurou presença para a Ginástica Artística feminina nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, no concurso all-around. A prova de trampolim individual masculino terá também um representante português, em vaga assegurada e preenchida por Diogo Abreu.
O Judo qualificou oito atletas por via do ranking de qualificação olímpica: Anri Egutidze (-81kg), Bárbara Timo (-70kg), Catarina Costa (-48kg), Joana Ramos (-52kg), Jorge Fonseca (-100kg), Patrícia Sampaio (-78kg), Rochele Nunes (+78kg) e Telma Monteiro (-57 kg).
A Natação Pura tem sete lugares garantidos por Diana Durães (1500m livres), Ana Catarina Monteiro (200m mariposa), Gabriel Lopes (200m estilos), Alexis Santos (200m estilos), Tamila Holub (1500m livres e 800m livres), José Paulo Lopes (800m livres) e Francisco Santos (200m costas). Nas águas abertas há mais dois participantes: Angélica André é a representante nacional na prova feminina, juntando-se-lhe Tiago Campos na competição masculina.
O Remo integrou a Equipa Portugal com o resultado alcançado pela dupla de LM2x Pedro Fraga-Afonso Costa na prova europeia de qualificação.
Gustavo Ribeiro apurou o Skateboarding fruto da sua posição no ranking e vai ser a fazer história, ao estrear a modalidade nos Jogos Olímpicos, por Portugal
Frederico Morais tem vaga nominal na representação do Surf, conquistada nos World Surfing Games de 2019, por ter sido o melhor participante europeu. Na vertente feminina estarão presentes Teresa Bonvalot, 3.ª classificada, e Yolanda Hopkins, 2.ª classificada no Campeonato do Mundo 2021.
O Taekwondo estará presente nos Jogos Olímpicos em Tóquio, depois da vaga conquistada na categoria de -58kg por Rui Bragança, no Torneio Europeu de Qualificação.
O tenista Pedro Sousa também faz parte da Equipa Portugal, através da vaga continental atribuída à Europa, bem como João Sousa qualificado por posição de ranking. Os dois tenistas vão competir na vertente de singulares e de pares.
O Ténis de Mesa português também marca lugar nos Jogos Olímpicos, na competição de equipas masculinas – com Marcos Freitas, Tiago Apolónia (ambos participarão também na prova de singulares), João Monteiro e João Geraldo (este como reserva) -, na sequência da passagem bem-sucedida pelo torneio de qualificação disputado em Gondomar. Fu Yu qualificou-se para o torneio individual feminino, depois da medalha de ouro conquistada nos Jogos Europeus de Minsk 2019, e Jieni Shao juntou-se-lhe pela sua posição no ranking.
O Triatlo conseguiu três lugares no ranking de qualificação: João Pereira e João Silva repetem presença nos Jogos Olímpicos, depois do Rio 2016, no caso do primeiro, e de Londres 2012 e Rio 2016, no caso do segundo; Melanie Santos fará a sua estreia olímpica em Tóquio 2020.
No Tiro com Armas de Caça, a única vaga foi conquistada por João Paulo Azevedo.
A Vela estará representada nas classes 49er – vaga conseguida por Jorge Lima-José Costa -, 470 – fruto do 2.º lugar dos irmãos Costa (Diogo e Pedro) no Mundial – e também em Laser Radial com Carolina João.