As cenas em filmes de ficção científica de pessoas em veículos não tripulados estão-se tornando cada vez mais realistas, mostra a recente disponibilidade de robotáxis em Pequim, que podem ser alugados por meio de aplicativos móveis.
A cidade concedeu licenças para operar serviços de robotáxi totalmente sem motorista para a gigante tecnológica chinesa Baidu e para a startup de veículos autônomos Pony.ai, no início de março, sendo a primeira vez que uma frota de veículos totalmente sem motorista foi autorizada a operar numa grande cidade do mundo.
As duas empresas estão entre os principais agentes da indústria de direção autónoma da China, cada uma colocando 10 veículos autónomos numa área de 60 quilômetros quadrados em Yizhuang, um subúrbio ao sul de Pequim, que oferecem serviços de robotáxi para os cidadãos que podem pegar uma boleia por meio dos aplicativos Apollo Go da Baidu e PonyPilot da Pony.ai.
Os veículos operam sem motorista de segurança ou monitor humano no interior. Durante o percurso, os passageiros podem comunicar-se verbalmente com os especialistas de suporte para receber atendimento dentro do veículo.
A mudança segue as duas empresas que iniciaram os testes de estrada na área em 30 de dezembro. Durante os testes, a Pony.ai disse que alcançou segurança, estabilidade e zero acidentes em cenários complexos, como cruzamentos e estradas estreitas, bem como em condições climáticas extremas, como chuva, neve e tempestades de areia.
Pequim estabeleceu um processo de três estágios para testes de veículos autónomos em vias públicas em 2022. O primeiro estágio envolve testes com um motorista de segurança humana, o segundo estágio permite um motorista de segurança no banco da frente e um passageiro no banco de trás, enquanto o terceiro estágio permite uma direção totalmente autônoma sem motorista de segurança.
Até agora, a área designada em Pequim para direção autónoma atende a mais de 1 milhão de pessoas com quilometragem de mais de 1,3 milhão de quilômetros.
Além da capital, os serviços da Baidu cobrem mais de 10 cidades na China, incluindo Shanghai e Guangzhou e Shenzhen, na província de Guangdong.
A empresa planeia expandir seus serviços autônomos de carona para 65 e 100 cidades em 2025 e 2030, respetivamente.
Cada veículo pode fornecer mais de 15 serviços por dia em cidades de primeira linha, em média, segundo um chefe da Apollo Go. No final de janeiro, a empresa acumulou mais de 2 milhões de pedidos, classificando-se entre os maiores fornecedores de serviços de condução autónoma do mundo.
A consultoria global IHS Markit previu que o tamanho do mercado de serviços de robotáxi da China deve ultrapassar 1,3 trilhão (US$ 188,6 bilhões) até 2030, respondendo por 60% do mercado de carona do país até então.
Os serviços de robotáxi poderão gerar US$ 300-400 bilhões em receita globalmente até 2035, segundo informou a McKinsey.