Revista Comunidades
Sábado, Setembro 23, 2023
PortuguêsEnglishFrançaisDeutschEspañolItaliano
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Revista Comunidades
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Revista Comunidades
Sem Resultafos
Ver tudo
Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023
The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023
Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023
ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023
José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023
Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023
Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023
Menir Monte do Trigo Algarve

Menir com 5.500 anos descoberto em São Brás de Alportel

Agosto 31, 2023
Macau

Macau promove produtos dos países de língua portuguesa no norte da China

Agosto 31, 2023
Clube de Regatas Vasco da Gama

Brasil. Presidente da República de Portugal condecora o Clube de Regatas Vasco da Gama, que comemora 125 anos

Agosto 31, 2023
Início

São Tomé e Príncipe vai “reconstruir Polícia Judiciária a partir do zero”

O governo são-tomense vai "reconstruir a sua Polícia Judiciária a partir do zero", afirmou a ministra da Justiça, Ilza Amado Vaz, que concluiu na sexta-feira uma visita de trabalho de quase duas semanas a Portugal.

Março 6, 2023
em São Tomé e Príncipe, Comunidades
A A
0
ministra da Justiça São Tomé e Príncipe

“A Polícia Judiciária é uma instituição que precisa ser repensada, o que podermos manter, manteremos; o que puder ser alterado será alterado.” O novo governo de São Tomé e Príncipe quer uma Polícia Judiciária que esteja capacitada para fazer face aos novos tipos de criminalidade”, que possa “entender e investigar com a rapidez desejada os vários tipos de crimes contra o Estado, contra as finanças públicas, contra, enfim, as pessoas” e isso “exige algo de raiz”, sublinhou ainda a ministra da Justiça.

Ilza Amado Vaz manteve diversos encontros em Lisboa, nos domínios da Justiça e da Administração Pública, áreas que o novo governo de Patrice Trovada quer reformar em “profundidade”, mas o combate à criminalidade marcou particularmente a sua agenda de trabalho.

“Um aspeto importante da agenda dos meus encontros foi o combate à criminalidade, particularmente a reconstrução da Polícia Judiciária nas várias vertentes: recursos humanos, capacidade de investigação, levar os serviços para fora da cidade [de São Tomé, capital]; quer dizer, termos representações da Polícia Judiciária ao nível distrital”, revelou.

A “reconstituição” da Polícia Judiciária — instituição que assumiu particular visibilidade com a investigação da tentativa de golpe de Estado no passado dia 25 de novembro, no que foi auxiliada pela judiciária portuguesa – enquadra-se, porém, na intenção do novo governo são-tomense de rever toda a “organização e funcionamento do sistema judiciário”, segundo a ministra.

“A reforma é profunda, mas temos que começar pela alteração da lei ao nível do sistema judicial. Estamos a prever a criação de mais regiões. Atualmente, temos a região de Água Grande [onde fica a capital] e Lembá [norte] e a Região Autónoma do Príncipe. Estamos a pensar criar uma jurisdição no distrito de Caué [sul] e termos assim três jurisdições”, anunciou.

No caso do Príncipe, a reforma irá no sentido de garantir à região “autonomia na primeira instância” e, nos casos em que haja necessidade de um tribunal coletivo, possa haver “recurso aos instrumentos informáticos para realizar o julgamento”, disse.

A reforma deverá passar ainda por criar e disseminar pelo país “julgados de paz”, que permitam retirar dos tribunais são-tomenses litigação pequena, mas abundante, que torna o funcionamento dos tribunais mais moroso, assim como erigir uma entidade que assuma funções semelhantes às que em Portugal são acometidas à Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça.

“Pretendemos deixar aos tribunais a competência exclusiva de julgar. Quer dizer que as preocupações relativas à gestão do património, do funcionamento, dos funcionários, à imagem da organização judiciária de outros países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e Portugal, serão deixadas para uma entidade independente”, anunciou a ministra da Justiça.

“Vamos coordenar a reforma do sistema judiciário com os parceiros; a experiência de Portugal, a nossa similitude ao nível da organização e funcionamento, e a matriz jurídica vão-nos permitir conseguir levar a cabo esta reforma”, declarou ainda.

“É uma reforma profunda, mas temos que começar pela alteração da lei. O objetivo final é termos um sistema judicial forte, um sistema judiciário ao serviço de cidadão e que seja realmente um suporte da democracia”, considerou.

O novo governo são-tomense “irá trabalhar nesse sentido” e “as propostas de lei que serão submetidas à Assembleia Nacional e, antes disso, terão uma perceção por parte dos serviços da Justiça de Portugal”, disse ainda a governante.

No âmbito da reforma da Administração Pública, Ilza Amado Vaz manteve encontros de trabalho nas secretarias de Estado da Administração Pública e da Inovação e da Modernização Administrativa, que lhe permitiu “criar uma base para uma cooperação mais focada na simplificação dos procedimentos e na utilização da tecnologia, para que os serviços da administração pública são-tomense possam facilmente dar resposta às solicitações dos cidadãos”.

São Tomé vai criar um cartão de cidadão que reúna a respetiva informação pertinente e permita “melhorar e reforçar a capacidade dos serviços de darem resposta aos seus pedidos e exigências, evitando que tenha que recorrer a diversos serviços e praticar atos repetitivos”.

“Esta reforma traduzir-se-á em ganhos substanciais ao nível do tempo, dinheiro, segurança jurídica, transparência, e constituirá uma base para depois a modernização de todo o aparelho do Estado”, considerou a governante, que ainda não tem um calendário para o início deste processo.

“Neste momento, temos a garantia que vamos iniciar o processo, tanto da parte da ministra da Justiça de Portugal como da administração do Instituto de Registo Notariado [IRN]”, que deslocará uma equipa ao país para “analisar a situação” da criação do cartão de cidadão, assim como da criação de “uma plataforma que permita a emissão e a certificação de documentos” – como certidões, etc – com necessidades de segurança jurídica.

Finalmente, outra das preocupações centrais – senão mesmo o desafio principal – destas reformas é da formação e capacitação da administração pública são-tomense para as executar, sendo que o governo são-tomense está consciente da fragilidade de “ações de formação” ad hoc.

“Nesse sentido, a melhor solução é, com os nossos parceiros de desenvolvimento, trabalharmos na criação de uma escola mista, que dê resposta ao setor da justiça e ao setor da administração pública, junto da universidade. Até fazendo parte do currículo daquele que quer entrar na administração pública”, afirmou a ministra.

Esta ideia terá que envolver os setores da Educação são-tomense e dos parceiros envolvidos.

“Vamos trabalhar tanto com o Ministério da Educação como com a escola de Administração Pública portugueses, e também os outros países da CPLP que têm experiência nesta matéria, para podermos ver os níveis e os módulos, e como condicionar a entrada do funcionário são-tomense para a sua Administração Pública, por via de uma capacitação através de um curso, que não seja um curso médio”, anunciou Ilza Amado Vaz.

Anterior

Ministra da Ciência assinou acordos com universidades dos EUA: “Portugal está com grande credibilidade na investigação e no ensino superior”

Seguinte

EUA. Brasileira-americana Alessandra Fisher promovida pela MAPS a diretora de Serviços de Integração de Imigrantes e de Terceira Idade

Outros artigos

Henrys Liverpool
Reino Unido

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023
Air Traffic Control Tower
Reino Unido

Reino Unido. “Problema técnico” atrasa voos, mas já está “resolvido”

Agosto 29, 2023
Ironbound rancho folclorico
EUA

EUA. New Jersey tem o único rancho inspirado no folclore ribatejano em atividade nos Estados Unidos

Agosto 28, 2023
choque em cadeia Marselha
França

França. Menina portuguesa de 11 anos morre em choque em cadeia perto de Marselha

Agosto 27, 2023
adeptos portugal brasil
Brasil

Portugueses e brasileiros têm emigrado mais entre os dois países

Agosto 26, 2023
Francisco Resendes
EUA

EUA. Francisco Resendes representará a Comunidade Portuguesa na Grande Festa do Espírito Santo

Agosto 26, 2023
aeroporto internacional de sao tome
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe afasta risco de saída de quadros jovens com acordo de mobilidade

Agosto 26, 2023
Primeiro-ministro Xavier Bettel
Luxemburgo

Luxemburgo. Primeiro-ministro Xavier Bettel fala em português sobre voto por correspondência

Agosto 25, 2023
Luxemburgo Astron
Luxemburgo

Luxemburgo. Encerramento da Astron. “Há portugueses que já têm novo emprego”

Agosto 24, 2023
Seguinte
Alessandra Fisher

EUA. Brasileira-americana Alessandra Fisher promovida pela MAPS a diretora de Serviços de Integração de Imigrantes e de Terceira Idade

Aeroporto de Faro

Aeroporto de Faro atrai 18 novas rotas e seis novos destinos

Destaque

lisboa portugal
Destaque

Lisboa é mesmo a capital de Portugal?

Monumentos ao Emigrante na Diáspora
Destaque

Monumentos ao Emigrante na Diáspora

Edição Online – Leitura Grátis

Siga-nos nas redes sociais

Mais Lidas

Receber Revista Digital (grátis)

 

[egoi-simple-form id=”22433″]

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023

The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023

Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023

ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023

José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023

Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023

Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design