Com o apoio do Turismo de Portugal, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Turismo do Alentejo estarão, de 9 a 13 de maio, a promover um roadshow que percorre cinco cidades da América do Norte.
Washington, Chicago, Boston, Montreal e Toronto, numa ação promocional concertada com a TAP e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que tem como principal objetivo promover o destino e potenciar oportunidades de negócio para as empresas que também se associaram a esta ação.
Neste Roadshow, o Turismo do Porto e Norte vê reforçada a sua presença com uma ação promocional dedicada aos 20 anos da distinção do Douro, Património da Humanidade, proposta pela Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N).
Na agenda está prevista a realização de cinco eventos de networking, com a presença de cerca de 30 agentes por evento, e haverá ainda um momento de abertura para apresentações, seguido de reuniões de trabalho.
A presença nesta ação é fundamental para o Turismo do Porto e Norte, uma vez que vai acontecer em dois dos seus mercados de aposta. No caso dos Estados Unidos da América, recorde-se que, em 2019, o país ocupou o oitavo lugar no ranking da região. Contudo, já na Páscoa deste ano, os números indicam que subiu para o quinto lugar. Quanto ao Canadá, considerado para a região um mercado emergente, ocupou em 2019 o 11º lugar.
Serão dias de trabalho muito intensos, e muito importantes, para a intensificação dos negócios e dos fluxos turísticos entre o mercado norte-americano e Portugal, estando em cima da mesa temas como o reforço da conetividade aérea, novos acordos comerciais, cruzamento de campanhas de marketing, e ainda intensificação do trabalho com as comunidades portuguesas residentes nas cidades onde decorrerá a ação.
Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, “as comunidades lusodescendentes são grandes aliados no esforço de promoção internacional, não só por via do conhecimento que possuem acerca do comportamento do mercado onde vivem, mas também porque são os nossos melhores embaixadores, sendo muitos deles líderes nos territórios que os acolheram, e opinion makers que podem ser estratégicos para a promoção do Porto e Norte.” Além disso, a presença do destino nos mercados aumenta o sentimento de pertença e de proximidade destas pessoas com o seu país natal, o que potencia novas visitas a Portugal.