Um estudo da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, analisou o que acontece quando fazemos compras logo a seguir a consumir bebidas com cafeína, e concluiu que o mais provável é que vá gastar bem mais do que se tivesse ingerido apenas água.
Publicada no Journal of Marketing em junho, a pesquisa examinou os efeitos da ingestão de cafeína na faixa entre os 30 mg a 100 mg, considerando que a maioria das porções de bebidas com a substância tem teor de cafeína nessa medida.
Depois de quatro experiências, os investigadores concluíram que tomar uma chávena de café de cortesia antes de fazer compras leva os consumidores a gastar 50% mais dinheiro e comprar 30% mais bens do que com bebidas descafeinadas.
Para comprovar as hipóteses, os responsáveis pela pesquisa instalaram uma máquina de café expresso nas entradas de duas lojas. Antes de entrar, mais de 300 compradores receberam como cortesia um copo: metade escolheu café com 100 mg de cafeína e a outra metade, café descafeinado ou água. Nas notas finais, é referido que os que ingeriram a bebida com cafeína revelaram ter comprado mais e gastado mais dinheiro.
Num comunicado, o principal autor do estudo, o professor Dipayan Biswas, explica que, ao liberar dopamina no cérebro, a cafeína “aumenta a impulsividade e diminui o autocontrole”. Resultado: impulsividade para comprar mais coisas.
Estudos anteriores já haviam demonstrado que a ingestão de cafeína aumenta a excitação, que é experimentada como um estado de ativação e alerta. A excitação energética aumenta a perceção das características do produto e, por sua vez, aumenta as intenções de compra dos produtos chamados hedónicos, como biscoitos, pipocas, bombons de chocolate e férias de luxo.
“Do ponto de vista do consumidor, embora quantidades moderadas de consumo de cafeína tenham benefícios positivos para a saúde, pode haver consequências financeiras negativas não intencionais da ingestão de cafeína nos gastos”, alertam os investigadores no artigo. “Assim, os consumidores que tentam controlar os gastos impulsivos devem evitar consumir bebidas com cafeína antes de fazer compras”, concluem.