A centenária Feira de São Mateus, que decorre de 10 de agosto a 1 de setembro, é a primeira do país a ostentar a certificação de evento sustentável, garante a Viseu Marca, entidade organizadora deste evento que todos os anos arrasta multidões e tem um significativo impacto económico na localidade. No ano passado teve um retorno superior a 80 milhões de euros. Nos próximos quatro anos serão implementadas 53 medidas económicas, ambientais e sociais de olhos postos na sustentabilidade.
“Este é um reconhecimento inédito, a nível nacional, já que se trata da primeira feira do país a obter esta certificação, atribuída pela Biosphere Responsible Tourism, um referencial reconhecido à escala internacional pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council”, assegura Pedro Alves, presidente da Viseu Marca.
Este reconhecimento, considera, resulta da consolidação do “estatuto de Viseu enquanto município líder em qualidade de vida e com indicadores ambientais de espaço natural e de biodiversidade”. Mas o presidente da Viseu Marca não quer ficar por aqui: “Este ano começamos este processo de posicionar a Feira de São Mateus na liderança nacional em matéria de sustentabilidade e temos como objetivo transformá-la no primeiro certame carbono zero, inclusivo e acessível”.
Entre os objetivos deste plano estão a necessidade de acelerar a transição para uma feira mais digital, “alcançar resultados mais positivos em matéria de gestão de resíduos”, assim como “conceber atividades capazes de alavancar a importância do património natural e cultural e da gastronomia regional”.
É esperado um milhão e meio de visitantes nesta montra de negócio para a região e país, que já conta com mais de 600 anos de história e que se estende por 49 dias.
Este plano de ação, que contempla várias iniciativas nas áreas da governança e economia, sociedade e cultura, e ambiente e alterações climáticas, será implementado até 2026, com as primeiras medidas a serem concretizadas já nesta 631.ª edição.
Conheça as principais medidas:
17 ações nas áreas governança e economia, nomeadamente a atribuição do selo “Feira + Sustentável” a todos os stakeholders que se destaquem ao nível do cumprimento das ações de sustentabilidade, como poupança de recursos energéticos e água. Assim como a distribuição de manuais de acolhimento para feirantes e colaboradores, com indicação de boas práticas na área da sustentabilidade; novos requisitos para aquisição de produtos e serviços sustentáveis — produtos endógenos e de proximidade.
17 iniciativas no campo ambiente e alterações climáticas, como a substituição de lâmpadas tradicionais por LED por parte de todos os operadores da feira; campanha de sensibilização para eliminação do plástico no certame; utilização de copos reutilizáveis; parceria com entidade local para combater o desperdício alimentar.
19 medidas nas áreas da sociedade e cultura, como por exemplo, a criação de um corredor azul junto ao palco principal destinado a pessoas com mobilidade reduzida; criação de um cabaz solidário para a recolha de roupa e alimentos.