A Madeira já estreou um novo sistema integrado de gestão de lotas e entreposto (SIGLE). Trata-se de um investimento de 656 mil euros. A Secretaria Regional do Mar e Pescas diz que o objetivo passa por “modernizar por via da digitalização e agilização de procedimentos todo o processo de descarga, comercialização e armazenamento de pescado na Madeira”.
O secretário regional do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, salientou que a “modernização da Economia Azul, nomeadamente das Pescas, tem sido um grande desígnio deste Governo, e este Sistema Integrado de Gestão de Lotas e Entrepostos é um passo determinante nesse sentido”.
O governante acrescentou que o SIGLE vem “agilizar processos, desburocratizar procedimentos, representando ganhos consideráveis, não só para os operadores, como também internamente ao nível da eficiência, permitindo assim reduzir custos operacionais”.
Teófilo Cunha disse que o investimento do executivo madeirense incluiu o fornecimento e instalação de um novo sistema informático (software), a aquisição e montagem de equipamentos (hardware), acompanhamento, manutenção e formação dos recursos humanos afetos às lotas e entrepostos regionais.
Este sistema está instalo na rede regional de lotas e entrepostos (Funchal, Caniçal, Porto Santo) e nos postos de receção de pescado (Porto Moniz e Paul do Mar).
A Secretaria Regional do Mar e Pesca salientou que este sistema permite “uma monitorização e centralização ao minuto” de todos os processos, que passam a ser totalmente informatizados.
“Passa a ser possível saber a quantidade de pescado que cada embarcação tem a bordo a qualquer momento, mesmo estando em alto mar, o volume das descargas que está a ser feito nos portos, o consumo de gelo ou a quantidade de uma determinada espécie que está armazenada nos entrepostos frigoríficos. Na Lota do Funchal, foi instalada uma passadeira rolante, para otimizar as vendas, sejam presenciais, sejam online”, acrescentou a Secretaria Regional do Mar e Pescas.