Para celebrar o Halloween sem desperdício alimentar, a Love Butternut, associação de produtores de abóbora, lança uma campanha que não só chega às principais cadeias da grande distribuição, como envolve mais de 3.300 alunos. Valorizar a abóbora nacional, impulsionar o consumo deste vegetal e combater o desperdício alimentar são os objetivos desta iniciativa.
Ao longo de toda a semana, mais de 3.300 crianças de 59 escolas das regiões do Ribatejo e do Oeste são desafiadas pelos produtores a pintar e decorar abóboras nas salas de aula, assim como a utilizar a mesma abóbora para confecionar uma receita em casa. A abóbora manteiga tem a pele dura e impermeável, característica que permite decorá-la com qualquer tipo de material sem que a polpa seja contaminada.
Em parceria com o 41.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, haverá ainda um concurso específico para as escolas deste concelho, no dia 31 de outubro.
Em simultâneo, e até 1 de novembro, 115 mil abóboras Butternut produzidas em território nacional por 13 produtores vão estar à venda nos principais hipermercados e supermercados, como Continente, Pingo Doce/Recheio, Auchan ou Dia (supermercados aderentes), ostentando uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no concurso “A Abóbora Mais Terrorífica”. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia de uma abóbora manteiga decorada.
Esta campanha estará também nas redes sociais, com a participação de influenciadores nacionais.