A nova rota, denominada Algarve Wine Tourism, foi criada “para afirmar o Algarve no mapa das regiões vitivinícolas nacionais”.
Sob o lema “A harmonização perfeita para a sua visita ao Algarve”, o projeto pretende guiar os visitantes pelo Algarve, promovendo a descoberta dos vinhos da região, dos seus produtores e da riqueza e diversidade do seu território.
Depois do lançamento do Algarve Wine Tourism na Wine & Travel week, no Porto, em fevereiro passado, e na BTL, em Lisboa, no início de março, o projeto foi apresentado no Hotel PortoBay Falésia, em Albufeira, parceiro da Vinhos do Algarve e a nova Rota dos Vinhos do Algarve.
O evento contou com a presença de entidades oficiais, como a CCDR Algarve, a Direção Regional de Agricultura e Pescas, a Região de Turismo do Algarve, vários representantes de Municípios e Associações regionais e nacionais, a comunicação social e diversos produtores.
Após a apresentação oficial realizou-se uma visita e almoço na Quinta da Tôr em Loulé, seguindo-se uma visita à Quinta do Canhoto em Albufeira.
Para encerrar a programação do dia, uma degustação especial “Negra Mole, a expressão de um terroir” foi conduzida pelo sommelier Miguel Martins.
O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, Hotel PortoBay Falésia, Quinta da Tôr, Loulé Criativo, Quinta do Canhoto e Sommelier Miguel Martins
A rota do Enoturismo do Algarve apresenta vinhos algarvios e experiências de enoturismo. Implementado pela Algarve Wine Commission e lançado em fevereiro de 2022, o percurso conta atualmente com mais de 20 produtores de vinho e respetivas atividades vitivinícolas sugeridas, divididas em três categorias: Gastronomia, Lazer e Património.