Revista Comunidades
Sábado, Setembro 23, 2023
PortuguêsEnglishFrançaisDeutschEspañolItaliano
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Revista Comunidades
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Revista Comunidades
Sem Resultafos
Ver tudo
Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023
The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023
Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023
ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023
José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023
Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023
Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023
Menir Monte do Trigo Algarve

Menir com 5.500 anos descoberto em São Brás de Alportel

Agosto 31, 2023
Macau

Macau promove produtos dos países de língua portuguesa no norte da China

Agosto 31, 2023
Clube de Regatas Vasco da Gama

Brasil. Presidente da República de Portugal condecora o Clube de Regatas Vasco da Gama, que comemora 125 anos

Agosto 31, 2023
Início

ONU. Moçambique revela temas-chave na liderança do Conselho de Segurança

Pedro Comissário é o embaixador de Moçambique junto da ONU e presidente do Conselho de Segurança para o mês de março; diplomata fala do período de trabalhos na presidência rotativa do mês de março.

Março 5, 2023
em Moçambique, Mundo
A A
0
Moçambique Conselho de Segurança

O embaixador de Moçambique junto à ONU recebe, neste mês de março, mais uma atribuição: a de presidente do Conselho de Segurança. O país, eleito para o órgão tem mandato até dezembro de 2024, e este mês é quem irá gerir os trabalhos da Casa.

Pedro Comissário, em entrevista à ONU News, aborda a concertação com o Brasil, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, a guerra na Ucrânia e debates sobre contraterrorismo e mulheres em paz e segurança.

ONU News, ON: Embaixador de Moçambique junto das Nações Unidas, o Conselho de Segurança estará sob sua presidência em março. É quem mais atuará junto dos 15 Estados-membros com posições divergentes. Como o país entra para este mês da presidência dos trabalhos do órgão?

Pedro Comissário, PC: Moçambique fez todos os esforços para ter a melhor preparação. Nesse sentido foi possível estabelecer um plano, ou um programa de trabalho, para o mês de 1 a 31 de março. Pensamos que será em volta deste programa, de consenso com os restantes membros do Conselho de Segurança, que nós vamos desenvolver a nossa atividade e exercer a presidência.

Evidentemente, o Conselho de Segurança não debate apenas aquilo que está no plano de trabalho. Há surpresas e questões pendentes que aparecem durante a presidência. Nesse sentido, teremos que fazer todo o possível para prestar a nossa melhor atenção e sempre articular, negociar e ouvir os outros para que possamos ter uma solução satisfatória.

ON: Embaixador, a questão da guerra da Ucrânia é a mais candente neste momento.  Moçambique apresenta-se com neutralidade na questão.  Como é que espera associar consensos no Conselho de Segurança, que este assunto venha a ser debatido e lidar com este assunto particularmente?

PC: Moçambique não se apresenta com neutralidade. Sempre evitamos esse termo. O que nós temos dito, em várias das nossas intervenções, no país e aqui nas Nações Unidas, é que Moçambique defende o princípio do primado da paz, só recorrendo à força em caso de legítima defesa. Esse é o princípio que nós defendemos.

Em segundo lugar: preconizamos que sempre que haja conflitos que se recorra a negociações para a solução pacífica desse conflito. A solução negociada do conflito. Isso é o que diz a Carta e isso é o que diz a nossa Constituição.

A nossa Constituição, em nenhum momento, fala de neutralidade, portanto assumimos aquilo que está na Carta da ONU e aquilo que está na nossa Constituição. Pensamos que a nossa voz tem sido ouvida e, diria mesmo, admirada no quadro do Conselho de Segurança entre os outros 14 membros do órgão.

ON: Como é que se pode fazer a diferença neste mês da presidência quanto a este tema e a outros conflitos pelo mundo?

PC: Nós não pretendemos fazer a diferença.  Não pretendemos apresentar-nos como um presidente do Conselho que queira protagonismo. O Conselho de Segurança tem 15 membros: cinco dos quais permanentes com direito a veto. Os outros 10 são eleitos periodicamente. Portanto, todo o empenho será no sentido de conduzir os assuntos da agenda do Conselho de Segurança com a experiência moçambicana de condução dos trabalhos, da visão moçambicana de resolução de conflitos e procuraremos trazer à mesa sempre uma posição que corresponda aos interesses legítimos da comunidade internacional, de todo o mundo.

ON: A comunidade interacional agora está unida em relação à questão da solidariedade após os sismos na Turquia e na Síria. Em outro evento, Moçambique esteve agora a passar por um desastre natural e espera, ainda nesta época, mais nove desastres relacionados ao clima. Esta é uma questão que o país defendeu durante a sua campanha para o Conselho.  Em que momento é que espera abordar estes assuntos? Qual o plano para trazer à tona o tema da ação diferenciada para lidar com a emergência do clima?

PC: E não é só Moçambique que tem o tema do nexo entre clima, paz e segurança, mas a maioria dos membros do Conselho de Segurança. É neste sentido que Malta apresentou, nos últimos dias, a questão da subida do nível de mar como consequência das mudanças climáticas. Nós participamos ativamente nesse debate.

Tivemos aqui a presença de Sua Excelência, ministra dos Negócios Estrangeiros de Cooperação, que deu uma contribuição muito substantiva nesse sentido. Não temos no programa de trabalho, especificamente para o mês de março, um tema sobre a questão. Mas todos os membros do Conselho de Segurança sabem que o nexo entre o clima, a paz e a segurança no mundo é uma das prioridades definidoras do mandato de Moçambique.

ON: Algo mais a dizer à ONU News e à audiência global que agora vai acompanhar Moçambique a presidir o Conselho que lida com a paz e segurança globais?

PC: O que tenho a dizer é que o Conselho de Segurança será presidido, em pessoa, por Sua Excelência o presidente da República no dia 28 de março de 2023. A sessão a ser conduzida pelo presidente subordinar-se-á ao tema de combate ao terrorismo e o extremismo violento. Esperamos que venha a ser um debate muito frutífero porque se trata de um tema que é de importância global.

ON: E talvez uma pequena matéria, na senda de expectativas, a presença no Conselho de dois países lusófonos no ano. Como anda a concertação com Brasil? Quais são as expectativas? Algo preparado em conjunto neste mandato? Consultou o Brasil por exemplo para saber da rotina?

PC: O que é que acontecido com o Brasil que é que espera acontecer durante não temos trabalhado estreitamente com o Brasil antes da nossa eleição no período entre a eleição e a tomada a nossa entrada no conselho quer dizer entre junho e dezembro e de janeiro para cá. Temos tido excelentes trocas de impressões, de experiências e trata-se de um relacionamento frutífero. Portanto, é uma feliz coincidência que dois membros da Cplp estão neste momento no Conselho.

ON: Tem ideia dos temas que vão fazer a diferença durante o mês e neste mandato?

PC: Tivemos a oportunidade de discutir, não somente com o Brasil, mas com todos os embaixadores da Cplp. Apresentamos os temas do nosso programa de trabalho e todos eles subscrevem. Pretendem mesmo fazer uma declaração conjunta no Conselho de Segurança. Este é um dos produtos da nossa concertação política e diplomática, a começar com o grande tema do dia 7 de março na sessão do Conselho de Segurança a ser presidida pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação sobre mulher, paz e segurança.

Anterior

Paulo Cafôfo (SECP) anuncia reforço de serviços consulares em Estugarda no fim de visita à Alemanha

Seguinte

Angola. França vai “intensificar esforços” para capacitação profissional do setor agrícola angolano

Outros artigos

PSOE
Espanha

Espanha/Eleições: PSOE recusa viabilizar governo de dois anos do PP

Agosto 31, 2023
corrupção entre o empresariado
Moçambique

Moçambique. Presidente Filipe Nyusi alerta para disseminação da corrupção entre o empresariado

Agosto 29, 2023
funeral de Prigozhin
Rússia

Rússia. Kremlin diz que desconhece detalhes sobre funeral de Prigozhin

Agosto 29, 2023
BRICS
África do Sul

BRICS passam a integrar mais seis países

Agosto 25, 2023
aviao Yevgeny Prigozhin
Rússia

Rússia. Chefe do grupo Wagner morto em queda de avião perto de Moscovo

Agosto 25, 2023
Alberto Nuñez Feijóo
Espanha

Espanha. Rei propõe investidura de Feijóo

Agosto 24, 2023
Kyiv de tanques russos danificados
Ucrânia

Ucrânia. Tanques russos expostos nas ruas da capital para assinalar Dia da Independência

Agosto 24, 2023
Espanha tribunal
Espanha

Espanha. Pai agride homem que apalpou seio da filha menor e tribunal condena-o

Agosto 23, 2023
Moçambique. Profissionais de saúde em greve
Moçambique

Moçambique. Profissionais de saúde em greve a partir de domingo

Agosto 21, 2023
Seguinte
Angola. França

Angola. França vai “intensificar esforços” para capacitação profissional do setor agrícola angolano

Yong Liang

“A China está muito interessada em Portugal, não só pela sua história, mas também pelos seus produtos”

Destaque

lisboa portugal
Destaque

Lisboa é mesmo a capital de Portugal?

Monumentos ao Emigrante na Diáspora
Destaque

Monumentos ao Emigrante na Diáspora

Edição Online – Leitura Grátis

Siga-nos nas redes sociais

Mais Lidas

Receber Revista Digital (grátis)

 

[egoi-simple-form id=”22433″]

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023

The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023

Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023

ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023

José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023

Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023

Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design