Revista Comunidades
Sábado, Setembro 23, 2023
PortuguêsEnglishFrançaisDeutschEspañolItaliano
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Revista Comunidades
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Revista Comunidades
Sem Resultafos
Ver tudo
Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023
The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023
Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023
ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023
José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023
Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023
Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023
Menir Monte do Trigo Algarve

Menir com 5.500 anos descoberto em São Brás de Alportel

Agosto 31, 2023
Macau

Macau promove produtos dos países de língua portuguesa no norte da China

Agosto 31, 2023
Clube de Regatas Vasco da Gama

Brasil. Presidente da República de Portugal condecora o Clube de Regatas Vasco da Gama, que comemora 125 anos

Agosto 31, 2023

“A China está muito interessada em Portugal, não só pela sua história, mas também pelos seus produtos”

A China reabriu totalmente as portas ao mundo após mais de dois anos de pandemia. E um dos países em que este país asiático parece estar “interessado” é em Portugal, concretamente na importância económica desta nação.

Março 5, 2023
em Destaque, Entrevista
A A
0
Yong Liang

Quem o diz é Yong Liang, presidente da Associação de Turismo Chinês em Portugal (ACTEP). Há ainda muito trabalho a ser feito, mas o dirigente acredita que se todas as partes trabalharem na mesma direção o sucesso será garantido.

A China abriu-se finalmente ao mundo e agora outros países estão a fazer o mesmo com cidadãos chineses. É uma boa notícia para o mercado do turismo?

Yong Liang – Claro que sim. Após um hiato de três anos causado pela pandemia da COVID-19, as viagens e em particular os tours de grupo da China ao exterior carregaram no botão restart. De acordo com um relatório recente, as viagens ao exterior a partir da China deverão atingir 228 milhões por ano até 2030, imagine como esses números vão ajudar à recuperação da economia mundial e um destino turístico como Portugal…

Antes da pandemia, existiam três voos diretos entre Lisboa e China, passou a apenas uma vez…

Y.L. – De acordo com as nossas fontes, a companhia aérea Beijing Capital Airlines vai aumentar mais um voo por semana a partir de Março, e outras companhias aéreas europeias como a KLM e a Air France irão também aumentar significativamente os seus voos para a China num futuro próximo. Isto vai aumentar a capacidade de fluxo aéreo e possibilitar muito mais turistas chineses a visitar Portugal.

Mesmo perante tais expetativas positivas, de acordo com os últimos dados, a China posiciona-se apenas como o 27.º mercado turístico para o destino Portugal. O que pode ser feito para alterar esta situação?

Y.L. – Este ranking reflete o enorme potencial que existe para explorar na China enquanto mercado emissor de turismo. A China é o número 1 do Mundo há vários anos. Por conseguinte, acreditamos que seria muito importante para a indústria turística portuguesa que fosse atribuído ao mercado Chinês uma outra prioridade, mais elevada, no seu plano de estratégias de promoção do mercado turístico em 2023.

No ano passado, a China abriu as portas à entrada de agências de viagens portuguesas no seu mercado de ‘outbound’. Há dados recentes positivos sobre este assunto?

Y.L. – Em Outubro do ano passado, divulgámos essa oportunidade através dos meios de comunicação de turismo especializados em Portugal, mal esta nova política foi lançada pelo governo Chinês. Acreditamos que se trata de uma oportunidade única, e estamos satisfeitos pelo facto de algumas agências de viagens terem mostrado interesse na mesma. Nós, na ACTEP, estamos abertos a ajudar as agências de viagens interessadas a estabelecerem-se na China, é obviamente um bom investimento para o futuro, mas também de curto prazo.

Sente que as agências portuguesas ainda têm receio de investir na China ou considera apenas que é falta de informação?

Y.L. – A falta de informação é certamente a principal dificuldade para as agências de viagens que planeiam investir no mercado de turistas estrangeiros da China, e isso foi também uma das principais razões pelas quais a ACTEP foi criada. Para facilitar a compreensão mútua entre as empresas de turismo e viagens de ambos os países e, em última análise, entre os dois povos. Promovemos Portugal na China e a China em Portugal. Estes dois anos, como todos sabemos, representaram um grande desafio e, embora não tenhamos parado os nossos esforços, acreditamos que obterão bons resultados em 2023 e nos seguintes. A nossa vantagem é o facto de conhecermos ambas as realidades – chinesa e portuguesa – estamos em ambos os países, estamos numa posição única para construir pontes. As agências de viagens portuguesas que confiam em nós serão com certeza bem sucedidas também nessa frente.

Há pouco mais de um ano, a ACTEP previa um milhão de turistas chineses em Portugal para 2025. Ainda mantém fé nestes números?

Y.L. – A pandemia, naturalmente, obriga a rever este objetivo, mas acredito que, se todos quisermos, será uma recuperação rápida. Para alcançar este objetivo, é necessário o pleno esforço de toda a indústria turística nacional de Portugal, e não apenas de uma associação. Se Portugal pudesse rever a sua estratégia de marketing promocional e colocar a China na posição correta, acredito que será capaz de atingir estes números muito rapidamente.

A ACTEP tem gerido alguns pavilhões portugueses em feiras no mercado asiático. Entenderam no final dos eventos que o interesse dos chineses em Portugal é sério?

Y.L. – Ficámos muito honrados por termos sido convidados a construir e gerir o Pavilhão de Portugal na EXPO Horticultural Yangzhou em 2021, bem como noutro importante evento durante a Feira Internacional de Comércio e Serviços da China de 2022, que são duas das feiras mais importantes da China. Estes factos mostram que a China está muito interessada em Portugal, não só pela sua história, mas também pelos seus produtos – recordo que cobrimos o Pavilhão de Portugal na Expo Yangzhou com prancha de cortiça da marca Amorim, que é exatamente o mesmo que o pavilhão português na Expo Xangai 2020, ambos alcançaram grande sucesso para destacar a imagem de Portugal. Também apresentámos os melhores vinhos portugueses da Bacalhoa e outros, e a gastronomia. As reações que recebemos foram absolutamente encorajadoras.

A ACTEP foi criada em 2019, antes da pandemia, pelo que o trabalho não terá sido facilitado. Que balanço faz destes quatro anos na promoção de Portugal na China?

Y.L. – Pretendemos que Portugal seja um destino que os turistas chineses não podem deixar de visitar. Este é o principal objetivo pelo qual a ACTEP tem trabalhado arduamente durante os últimos anos e vai continuar a fazê-lo, no âmbito da sua estratégia para o turismo recetivo em Portugal. Mas também devo dizer que veremos também um aumento significativo de viajantes estrangeiros a visitar Macau e a China, que é um destino turístico enorme, diversificado e altamente competitivo. Macau, certamente, está muito bem posicionado entre Portugal e a China.

Por último, o que pode dizer aos chineses para terem Portugal como possível destino turístico?

Y.L. – Portugal tem sido, justamente, nomeado como um dos melhores destinos na Europa, há muitos anos. E Macau é a ponte, com 500 anos de história, que liga Portugal e a China. Tudo isto torna Portugal muito único e atrativo para os turistas chineses, o trabalho da ACTEP é ajudar a indústria turística portuguesa em geral a estar pronta para receber as ondas de turistas chineses num futuro próximo, assim como pretendemos ajudar a indústria de Macau e da China em geral.

Entrevista Plataforma / Macau

 

Anterior

Angola. França vai “intensificar esforços” para capacitação profissional do setor agrícola angolano

Seguinte

Pichardo bate recorde nacional e é bicampeão europeu de triplo salto com marca histórica de 17,60 metros

Outros artigos

lisboa portugal
Destaque

Lisboa é mesmo a capital de Portugal?

Agosto 23, 2023
Monumentos ao Emigrante na Diáspora
Destaque

Monumentos ao Emigrante na Diáspora

Agosto 23, 2023
revista comunidades vilar formoso
Destaque

Quatro Secretários de Estado apoiam a revista Comunidades em receção a emigrantes

Julho 31, 2023
José Luís Carneiro Ministro da Administração Interna
Entrevista

Os emigrantes portugueses são forças de transformação nas sociedades de acolhimento

Julho 31, 2023
Retrato da emigração portuguesa. Por Portugal quem sois?
Destaque

Retrato da emigração portuguesa. Por Portugal quem sois?

Julho 28, 2023
sentir macau
Destaque

A relevância comercial de Macau entre a China e a Lusofonia

Julho 23, 2023
Fresk d’Gustinh
Destaque

Cabo Verde. Filhas juntaram-se e criaram empresa para ajudar a pagar dívida da mãe

Julho 18, 2023
Georgina Humphries
Destaque

Fruto de um romance de Verão nas praias do Algarve, a inglesa Georgina tentou, agora, contactar o pai português

Julho 5, 2023
Luxemburgo Hugo da Costa
Destaque

O mais jovem eleito no Luxemburgo é português

Julho 4, 2023
Seguinte
Pichardo

Pichardo bate recorde nacional e é bicampeão europeu de triplo salto com marca histórica de 17,60 metros

Escola Portuguesa de Santos

Brasil. Escola Portuguesa de Santos renova direção e reelege José Augusto para mais dois anos

Destaque

lisboa portugal
Destaque

Lisboa é mesmo a capital de Portugal?

Monumentos ao Emigrante na Diáspora
Destaque

Monumentos ao Emigrante na Diáspora

Edição Online – Leitura Grátis

Siga-nos nas redes sociais

Mais Lidas

Receber Revista Digital (grátis)

 

[egoi-simple-form id=”22433″]

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023

The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023

Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023

ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023

José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023

Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023

Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design