Dezasseis carruagens de um comboio de carga descarrilaram e ainda estão no interior do túnel, uma semana após o incidente, a 10 de agosto.
O líder da operadora ferroviária nacional suíça SBB, Vincent Ducrot, disse, na quarta-feira, que este é um dos túneis mais seguros do mundo. “O facto de que um acidente como este poderia acontecer abalou-nos. Felizmente, não houve feridos, embora tenham ocorrido danos materiais significativos”, revelou.
A SBB disse que, no total, cerca de 8 km de caminhos de ferro e 20.000 travessas de cimento precisam de ser substituídas.
Um dos lados do túnel, que não foi afetado, deverá estar operacional para comboios de carga a partir de 23 de agosto. Mas, para comboios de passageiros, tal lado também estará indisponível, indefinidamente, por questões de segurança.
Este túnel, aberto desde 2016, demorou cerca de 20 anos a ser construído e custou mais de 12 mil milhões de dólares (cerca de 11 mil milhões de euros).