A TAP e a SATA surgem na 51.ª e 75.ª posições, respetivamente, num ‘ranking’ das 87 melhores companhias aéreas, enquanto o Aeroporto de Lisboa, no 57.º lugar, é o único português entre 76 aeroportos.
Em comunicado, a empresa especializada na defesa dos passageiros aéreos AirHelp refere que a TAP, apesar de ter descido na tabela face ao último ‘ranking’ divulgado (no verão de 2016), melhorou a pontuação final de sete para 7,2 pontos.
“A TAP subiu no parâmetro da pontualidade (passou de 6,4 para 7,8), manteve a avaliação em termos de qualidade e serviço (6), mas desceu no tratamento de reclamações (passou de 8,5 para 7,9)”, conclui o estudo AirHelp Score, que desde 2015 avalia a qualidade e serviço, pontualidade, tratamento de reclamações e análise de redes sociais das várias companhias aéreas a nível mundial.
Já a SATA, na 75.ª posição, melhorou a pontualidade (passou de 7,2 para 7,8) e manteve a qualidade e serviço (6), mas desceu em termos de classificação e de pontuação final, tendo passado de 6,6 para 5,7 pontos, sobretudo penalizada no parâmetro relativo ao tratamento de reclamações”, que caiu de 6,6 para 3,3.
No ‘ranking’ dos aeroportos, divulgado pela primeira vez nesta edição do AirHelp Score, o Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa, surge como o único português da lista, ocupando a 57.ª posição, entre 76.
Analisando os resultados obtidos pelo Aeroporto de Lisboa, verifica-se que a pontualidade é o parâmetro com a pontuação mais elevada (7,4), seguindo-se a análise de redes sociais (6,5) e a qualidade e serviço (6).
Citado no comunicado, o ‘country manager’ da AirHelp em Portugal e no Brasil, Bernardo Pinto, destaca o serviço prestado ao cliente pela TAP – que, “com uma pontuação de 7,9, pode ser considerado bom” – e nota que, devido ao intenso tráfego, “o Aeroporto de Lisboa apresenta uma percentagem alta de atrasos, mas tenta manter-se fiel ao seu calendário apertado, sendo avaliado com 7,4 em pontualidade”.
“No ano passado, somente 0,40% de todos os voos com partida deste aeroporto foram cancelados ou tiveram atrasos de mais de três horas”, refere.
A liderar o ‘ranking’ das companhias aéreas surge a Singapore Airlines, enquanto o Aeroporto Changi, também de Singapura, encabeça o AirHelp Score na categoria de aeroportos.
Pela primeira vez, nesta edição do AirHelp Score, foram também avaliados 76 aeroportos de todo o mundo, durante um período de três meses, tendo em conta a qualidade e o serviço, a pontualidade e mais de 130.000 ‘tweets’ “para a análise de sentimento”.
No topo da tabela, depois do Aeroporto Changi de Singapura, surgem o Aeroporto Internacional de Munique, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, o Aeroporto de Copenhaga – Kastrup e o Aeroporto de Helsínquia – Vantaa.
Para avaliar as companhias aéreas e os aeroportos a AirHelp examinou dados de 22 de dezembro de 2016 a 20 de março de 2017, tendo sido contabilizados voos atrasados e cancelados, ‘rankings’ da Skytrax, análise de redes e análise de tratamento de reclamações.
A AirHelp é uma startup que está presente em Portugal desde 2013 e reclama a liderança mundial na defesa dos passageiros afetados por atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque.