Sofás, bancos e quadros de um dos mais conhecidos materiais nacionais marcam o primeiro espaço da tecnológica norte-americana, que decidiu privilegiar o uso de materiais sustentáveis.
O material português está presente no mobiliário da loja na “Grande Maçã”, que “apresenta uma linha de dispositivos e serviços, que visam fornecer interação com o público que a visita”, sinaliza a Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), em comunicado.
O designer responsável por desenvolver o mobiliário em cortiça para esta loja foi Daniel Michalik. “Acredito realmente que a cortiça é um material de alto valor para o futuro do design e da arquitetura”, defende o designer, citado em comunicado. “Tem características e desempenho incríveis e, além disso, sustenta todo um ecossistema, sendo um exemplo único e que todos os materiais deveriam seguir”, sublinha.
A sustentabilidade foi uma das principais preocupações da tecnológica norte-americana no desenho desta loja, que recebeu a classificação LEED Platinum, uma certificação do sistema de classificação de edifícios verdes. “A sustentabilidade é um princípio fundamental para a Google e, por isso, a primeira loja da empresa continuou com este trabalho e compromisso com o design sustentável”, destaca a Google.
Daniel Michalik acrescenta também que em 2020, quando foi abordado para desenvolver o mobiliário para este espaço, pensou “logo na cortiça devido às suas qualidades, ao conforto, bem como à sua sustentabilidade, princípios que ajudaram o espaço a alcançar a classificação LEED Platinum”, aponta, citado em comunicado.