Revista Comunidades
Sábado, Setembro 30, 2023
PortuguêsEnglishFrançaisDeutschEspañolItaliano
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Revista Comunidades
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Revista Comunidades
Sem Resultafos
Ver tudo
Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023
The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023
Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023
ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023
José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023
Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023
Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023
Menir Monte do Trigo Algarve

Menir com 5.500 anos descoberto em São Brás de Alportel

Agosto 31, 2023
Macau

Macau promove produtos dos países de língua portuguesa no norte da China

Agosto 31, 2023
Clube de Regatas Vasco da Gama

Brasil. Presidente da República de Portugal condecora o Clube de Regatas Vasco da Gama, que comemora 125 anos

Agosto 31, 2023
Início

Venezuela. “Leais, perseverantes”. Marcelo agradece a portugueses na Venezuela

O Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu a força e perseverança dos quase 500 mil portugueses radicados na Venezuela, que classificou de comunidade "resistente" que diariamente contribui ao desenvolvimento local.

Junho 12, 2023
em Venezuela, Comunidades
A A
0
portugueses na Venezuela

“A comunidade portuguesa na Venezuela resiste sempre, resiste sempre, foi grande no passado, é grande presente e vai ser grande no futuro. Um grande, grande abraço e a gratidão do presidente de Portugal, mas sobretudo, dos portugueses de todo o mundo”, disse.

O agradecimento consta de uma mensagem gravada em vídeo exibida na noite de sábado, no Centro Português de Caracas, por ocasião da visita do ministro da Administração Interna de Portugal, José Luís Carneiro, e das celebrações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“O dia 10 (de junho) é o nosso dia. É o dia da nossa pátria, das nossas raízes, da nossa língua, da nossa história, da nossa tradição (…) somos, trabalhadores, leais, perseverantes, resistentes, com espírito de família, essa é a nossa força, essa é a vossa força na Venezuela, o que interessa em isso”, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa começou o vídeo afirmando ter enviado a mensagem através do ministro da Administração Interna aos “compatriotas na Venezuela”, às “várias comunidades que formam comunidade enorme, de milhares, milhares e milhares que estão há anos, há décadas a trabalhar e a trabalhar junto ao povo venezuelano, de que também fazem parte”.

O Presidente de Portugal referiu algumas das atividades que os portugueses desenvolvem localmente por todo o país, entre elas o “trabalho nas padarias, no comércio de rua” durante as quais sentem “o pulsar da Venezuela”.

“Queria mandar um grande, grande abraço”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa, que explica ter estado na África do Sul, “de outra grande comunidade que temos lá”.

Portugueses “reencontraram esperança” e confiança no futuro na Venezuela

O ministro da Administração Interna de Portugal, José Luís Carneiro, considerou que os portugueses radicados na Venezuela reencontraram a esperança e têm nova confiança no futuro, depois de entre 2017 e 2019 terem passado momentos muito difíceis.

“Pude estar em Valência, pude estar com cidadãos portugueses nos nossos serviços consulares de Caracas e também de Valência e sente-se que os portugueses se reencontraram com a esperança e com uma perspetiva de confiança no futuro”, disse.

José Luís Carneiro falava no Centro Português de Caracas à margem das Celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que na tarde-noite de sábado reuniram mais de 600 lusitanos e luso-descendentes.

“Há hoje uma nova confiança no futuro da vida desta comunidade. Pude viver (quando era secretário de Estado das Comunidades Portuguesas) momentos muito difíceis em 2017, em 2018 e 2019, em que a comunidade (…) temia pelo seu futuro e hoje, felizmente, sente-se uma esperança”, disse.

Essa esperança, sublinhou, está presente quer nos “portugueses que têm uma importância decisiva na vida económica deste país, não apenas no comércio e na distribuição, mas também na indústria, no turismo, na construção civil, como naqueles que, no movimento associativo, voltaram a investir e a criar uma oferta mais diversificada”. Também na “aposta na Língua e na cultura portuguesa como forma da afirmação de Portugal, naquilo que é uma relação secular entre portugueses e luso-descendentes com o povo venezuelano”, afirmou.

José Luís Carneiro indicou que o número de alunos de português passou, em apenas um ano, de 7.500 para 9.000 “e há mesmo a expectativa de que possa chegar aos 10.000 alunos (…) e esse é um sinal muito importante da esperança no futuro”.

O ministro agradeceu o trabalho do embaixador João Pedro Fins do Lago, da embaixada e consulados portugueses, “pela forma” como contribuem para “restabelecer a confiança no futuro desta comunidade, que é uma das mais expressivas no mundo”.

À comunidade local, José Luís Carneiro deixou “uma mensagem de confiança” na pátria de origem, “um país que tem uma história muito longa”, sublinhando que “Portugal foi capaz de secularmente abrir novos mundos ao mundo, novas portas ao mundo, por isso tem uma capacidade de entender e de compreender culturas, realidades e geografias muito distintas”.

“E a mensagem é de que esta cultura aberta ao mundo, humanista, que caracteriza o povo português secularmente (…) continue honrando os valores de Portugal, a língua portuguesa que também foi, e de forma tão elevada e sublime, glosada por Luís Vaz de Camões e que depois tem essa expressão da força de Portugal no mundo”, disse.

José Luís Carneiro recordou a contribuição dos emigrantes “para o desenvolvimento de Portugal, pelos investimentos que fazem”, mas também “para o desenvolvimento dos países de acolhimento”.

“E senti que os portugueses sentem com orgulho o percurso que Portugal está a fazer”, disse, sublinhando que “no crescimento da economia” é “dos países que mais crescem na União Europeia, nos níveis baixos do desemprego”.

“E nas oportunidades relativas ao emprego que há no país e também na capacidade que temos vindo a ter para reduzir a dívida pública e com isso libertarmos recursos para enfrentar os grandes desafios do futuro: o desafio da demografia, das alterações climáticas, do desenvolvimento e da coesão”, disse, sublinhando que “os portugueses olham com orgulho” para Portugal, “uma terra que está entre os países e as sociedades mais avançadas do mundo”.

O ministro da Administração Interna de Portugal iniciou na quinta-feira uma visita à Venezuela para assinalar localmente o dia nacional.

José Luís Carneiro visitou sexta-feira a Casa Portuguesa de Carabobo e esteve no sábado de manhã numa missa comemorativa na Catedral de Valência e celebrou o Dia de Portugal no Centro Social Madeirense (150 quilómetros a oeste de Caracas).

À tarde-noite participou nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e no 65.º aniversário do Centro Português de Caracas.

Na sexta-feira, José Luís Carneiro visitou o Consulado-Geral de Portugal em Caracas e depois teve uma reunião de trabalho com o arcebispo de Caracas, cardeal Baltazar Porras.

Durante a visita, que terminou esta segunda-feira, José Luís Carneiro deu uma receção na residência oficial da Embaixada de Portugal, e visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Carrizal, e a organização luso-venezuelana “Regala Una Sonrisa” (Dê um sorriso), que apoia portugueses carenciados.

Anterior

Guiné-Bissau: PAI – Coligação Terra Ranka vence eleições com maioria absoluta

Seguinte

Argentina. Comunidade portuguesa pede reforço consular a Vieira da Silva

Outros artigos

Henrys Liverpool
Reino Unido

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023
Air Traffic Control Tower
Reino Unido

Reino Unido. “Problema técnico” atrasa voos, mas já está “resolvido”

Agosto 29, 2023
Ironbound rancho folclorico
EUA

EUA. New Jersey tem o único rancho inspirado no folclore ribatejano em atividade nos Estados Unidos

Agosto 28, 2023
choque em cadeia Marselha
França

França. Menina portuguesa de 11 anos morre em choque em cadeia perto de Marselha

Agosto 27, 2023
adeptos portugal brasil
Brasil

Portugueses e brasileiros têm emigrado mais entre os dois países

Agosto 26, 2023
Francisco Resendes
EUA

EUA. Francisco Resendes representará a Comunidade Portuguesa na Grande Festa do Espírito Santo

Agosto 26, 2023
Primeiro-ministro Xavier Bettel
Luxemburgo

Luxemburgo. Primeiro-ministro Xavier Bettel fala em português sobre voto por correspondência

Agosto 25, 2023
Luxemburgo Astron
Luxemburgo

Luxemburgo. Encerramento da Astron. “Há portugueses que já têm novo emprego”

Agosto 24, 2023
França. Português morre em acidente na A10
França

França. Português morre em acidente na A10 perto de Saint-Martin-de-Bréthencourt

Agosto 23, 2023
Seguinte
buenos aires argentina

Argentina. Comunidade portuguesa pede reforço consular a Vieira da Silva

Rei Carlos III

Reino Unido. O Rei Carlos III celebra 650 anos da aliança Portugal-Reino Unido com Presidente português

Destaque

lisboa portugal
Destaque

Lisboa é mesmo a capital de Portugal?

Monumentos ao Emigrante na Diáspora
Destaque

Monumentos ao Emigrante na Diáspora

Edição Online – Leitura Grátis

Siga-nos nas redes sociais

Mais Lidas

Receber Revista Digital (grátis)

 

[egoi-simple-form id=”22433″]

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Henrys Liverpool

Reino Unido. Duo português faz sucesso em Liverpool

Agosto 31, 2023

The Tall Ships Races Lisboa

Lisboa volta a acolher The Tall Ships Races entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro. O programa inclui um desfile naval no Rio Tejo

Agosto 31, 2023

Moving to Portugal Show

Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido leva Portugal a Londres em Outubro

Agosto 31, 2023

ApexBrasil

Novo estudo da ApexBrasil aponta Portugal como “maior destino das exportações” do Brasil no cenário CPLP

Agosto 31, 2023

José Luís Carneiro

Ministro alerta que é necessário “manter a guarda” para prevenir incêndios

Agosto 31, 2023

Marcelo visita Canadá

Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país

Agosto 31, 2023

Revista Comunidades

Comunicado: O fim de mais um projeto de comunicação

Agosto 31, 2023

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Portugal
  • Comunidades
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Copyright © Revista Comunidades - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design